Vitamina C
Vitamina C

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A vitamina C é um nutriente fundamental para as funções do organismo, é considerada o mais importante e potente antioxidante, capaz de reduzir o estresse oxidativo. É conhecida também como ácido ascórbico, o que caracteriza as suas duas principais propriedades: química e biológica. Primeiro, é um ácido, em segundo, a palavra ascórbico faz referência à proteção que oferece contra a doença escorbuto. Por fim, a vitamina C é hidrossolúvel, ou seja, não se armazena no organismo, o que indica a necessidade diária da vitamina.

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O que é Vitamina C?

O que é Vitamina C?

A vitamina C é um nutriente fundamental para as funções do organismo, é considerada o mais importante e potente antioxidante, capaz de reduzir o estresse oxidativo. É conhecida também como ácido ascórbico, o que caracteriza as suas duas principais propriedades: química e biológica. Primeiro, é um ácido, em segundo, a palavra ascórbico faz referência à proteção que oferece contra a doença escorbuto. Por fim, a vitamina C é hidrossolúvel, ou seja, não se armazena no organismo, o que indica a necessidade diária da vitamina.

Vitamina C: Para que ela serve?

Vitamina C: Para que ela serve?

Ela é muito importante para a óxido-redução e combate aos radicais livres. A vitamina C ajuda combater a anemia, pois tem como encargo a absorção de ferro e está envolvida nas diversas funções do sistema imunológico e no processo de cicatrização, reduzindo a suscetibilidade de infecções. Além disso, a vitamina C desempenha papel essencial na síntese de colágeno, controle da insulina, combate às doenças cardiovasculares e asma.

Como age no corpo humano?

Como a Vitamina C age no corpo humano?

A Vitamina C aumenta a produção da Carnitina, o nutriente responsável pelo transporte da gordura acumulada dentro das células, para ser transformada em energia, que é fundamental para o bom funcionamento dos músculos e coração.

Qual a dose recomendada?

Benefícios da Vitamina C para a saúde

  • Ajuda a diminuir o estresse;
  • Ajuda na cicatrização;
  • Ajuda a aumentar os níveis de anticorpos;
  • Ajuda a proteger as células;
  • Ajuda na participação do metabolismo de neurotransmissores;
  • Ajuda aumentar a absorção de ferro;
  • Ajuda a diminuir o endurecimento arterial e a Aterosclerose;
  • Ajuda no auxílio da síntese de hormônios;
  • Ajuda nos danos da pele causados pelo sol;
Benefícios da Vitamina C para os treinos

Benefícios da Vitamina C para os treinos

  • Elimina o estresse oxidativo;
  • Elimina os efeitos dos radicais livres;
  • Ajuda a eliminar a suscetibilidade a lesões e inflamações;
  • Garante maior recuperação do tecido muscular;
  • Diminui a taxa de oxidação lipídica;
  • Melhora o desempenho.
Vitamina C no fortalecimento do sistema imunológico

Vitamina C no fortalecimento do sistema imunológico

Essa vitamina é uma das melhores no fortalecimento do sistema imunológico, pois ela provoca o aumento da produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema de defesa do organismo e tem como função combater microrganismos e estruturas estranhas presentes no nosso corpo. A Vitamina C também aumenta os níveis de anticorpos, sendo essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Efeito antioxidante da Vitamina C

Efeito antioxidante da Vitamina C

Aos amantes de atividades físicas, os benefícios da vitamina C estão associados à diminuição nos danos musculares causados pela formação de radicais livres. Durante os exercícios de alta intensidade ocorre o consumo insuficiente de oxigênio, o que ocasiona a produção de radicais livres em excesso que resulta em redução do desempenho do atleta. A vitamina C atua como antioxidante, evitando danos às células, auxiliando na proteção e recuperação muscular, além de ajudar na defesa do organismo.

Carência de Vitamina C

Carência de Vitamina C

Quando nosso organismo está com deficiência de Vitamina C, podemos desenvolver o Escorbuto, uma doença que tem como sintomas: cansaço, fraqueza, problema nas gengivas e nos dentes, anemia, cabelo e pele secos. Por isso é importante ter uma dieta balanceada e estar sempre de olho na Vitamina C, para não tomar de menos ou a mais.

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