Os benefícios dos exercícios físicos durante a quarentena. - Novidades Shark Pro

Os benefícios dos exercícios físicos durante a quarentena.

Os benefícios dos exercícios físicos durante a quarentena.

Praticar exercícios é algo muito importante para a saúde física e mental do ser humano em qualquer situação, mas agora com a quarentena se provou ser ainda mais importante, pois alivia o estresse, serve como forma de descarregar energia acumulada e ajuda a manter-se saudável.

A recomendação é de nos mantermos dentro de nossas casas, mas isso não quer dizer que não precisamos nos exercitar, pelo contrário, afinal foram provados inúmeros benefícios dos exercícios na qualidade de vida durante a quarentena, e nós separamos 6 motivos para você colocar aquela música animada e ir se exercitar, confira:


Os benefícios dos exercícios físicos durante a quarentena.

1- Redução de Estresse

Como dito antes o exercício físico ajuda a reduzir o estresse, mas você sabe o porquê? Bom, o estresse é causado pelo hormônio Cortisol. Quando ele está em alta pode causar lapsos de memória, aumento de peso e dificuldade no aprendizado, mas reduzí-lo também não é a resposta, pois cortisol baixo pode resultar em fadiga, fraqueza e aquele desejo de comer doce. A resposta para esse dilema é o equilíbrio e com a atividade física seu corpo e mente relaxam ajudando a manter este hormônio controlado, mantendo nosso fluxo de pensamentos mais tranquilo e auxiliando a manter o foco no que realmente importa e limpa a mente.

2- Qualidade de sono

Todos nós gostamos e precisamos de uma noite de sono reparadora para conseguirmos nos manter saudáveis e levar nossa rotina tranquilamente. Os exercícios físicos também ajudam muito aqueles sofrem de insônia, pois graças a descarga de energia que você realiza após se exercitar, o seu corpo te força a implementar uma rotina para a hora de dormir, resultando em um sono mais regular e uma qualidade de vida melhor.

3- Previne doenças

Neste momento delicado nós precisamos cuidar da nossa saúde e o mínimo de exercício físico por semana pode fazer uma grande mudança no nosso organismo, como reduzir o colesterol ruim e os níveis de açúcar no sangue, além de melhorar a circulação do sangue evitando coágulos, regula os batimentos cardíacos, fortalece os músculos, melhora a postura, que em tempos de Home Office é muito importante e combate doenças como câncer e obesidade, além de ajudar em algumas doenças psicológicas.

4- Mantém os hormônios regulados!

A atividade física atua diretamente na produção dos hormônios da felicidade, a serotonina e a endorfina. Cada um destes hormônios possui uma função no funcionamento do nosso organismo:

Serotonina: Ela é responsável por influenciar nossas emoções de maneira positiva, além de diminuir o estresse, aliviar alguns sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), reduz as dores de cabeças, enxaquecas, melhora o relaxamento e o bem-estar.

Dopamina: A dopamina regula o nosso humor e o estresse, auxilia nas funções motoras, melhora nossa atenção e memória, além de regular nosso apetite e as funções do nosso sistema nervoso.

Por isso, é importante a manutenção destes hormônios para uma vida menos estressante. Quanto mais estresse, mais cansado e debilitado o seu organismo fica!

5- Mais disposição!

Como algo que vai me deixar cansado pode me deixar disposto? Pois é meu caro, vamos citar novamente aqui a endorfina. Pois com o aumento da endorfina você se sente muito mais confiante e motivado para realizar suas tarefas do dia a dia e cumprir suas metas, aumentando sua produtividade e rendimento!

6- Alivia sintomas de doenças psicológicas

Como dito antes, os exercícios físicos aliviam alguns sintomas e ajudam em uma melhora da saúde mental das pessoas em geral. Isso é muito importante neste período de quarentena, pois ajuda muitas pessoas a manterem a mente saudável, amenizando os sintomas da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), entre outros. Lógico que uma consulta com os profissionais da área da psicologia é indispensável! Então lembre-se do velho ditado “Mens sana in corpore sano”, traduzindo, uma mente sã em um corpo sadio!


Dicas de exercícios para se fazer em casa!

Se engana quem pensa que precisa de muito espaço para fazer exercícios. No máximo você precisará afastar alguns móveis, mas no geral a sala da casa, sacada do prédio ou casa, quintal de casa ou até o quarto podem ser locais para você fazer sua rotina de exercícios.

Com a internet você tem acesso a várias aulas para fazer em casa, mas aqui estão 3 modalidades em que você pode dar uma olhada na hora de escolher seu treino:

Pilates: é uma modalidade de exercícios que combina o uso do corpo ou de alguns equipamentos próprios para fortalecer os músculos, aumentar a resistência e ajuda muito aqueles que sofrem de má postura, além de ser um exercício que une corpo e mente assim como o Yoga, nos ajudando a controlar a respiração, aumentar a concentração e oferecer relaxamento;

Yoga: como citado anteriormente é uma atividade física que une corpo e mente, englobando emocional, físico, espiritual e psicológico. Outros benefícios são o fortalecimento dos músculos, aumento de resistência e o alívio do estresse e de pensamentos opressores, pois toda a sua prática esta voltada para o alinhamento da pessoa como um todo, encontrando um equilíbrio nos 4 pontos citados anteriormente.

Musculação: para aqueles que já estão sentindo falta da academia, saibam que podem sim fazer musculação em casa com objetos do dia a dia. Você poderá encontrar muitas aulas na internet assim como as do nosso influencer Ivan Ricardo (@ivazinho_personal).

HIIT: não podia faltar esta modalidade que veio para revolucionar a vida de muita gente. Estre treino extremamente intenso ajuda na perda de peso, fortalecimento e definição dos músculos. Tudo isso em um treino de 30 minutos!

Então, agora que você já sabe os benefícios do exercício físico durante essa quarentena, pegue sua roupa de ginástica, procure uma vídeo aula e bora praticar exercícios para manter a saúde e imunidade fortes!


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