Os benefícios de praticar pilates ou yoga - Novidades Shark Pro

Os benefícios de praticar pilates ou yoga

Os benefícios de praticar pilates ou yoga

Atualmente temos uma variedade grande de atividades físicas, que vão de alto a leve impacto, e temos também alternativas para aqueles que sofreram algum tipo de lesão ou não são tão chegados à musculação ou outras atividades como crossfit e funcional. Estas alternativas são o Pilates e o Yoga, e aqui vamos falar mais sobre o que são estas atividades físicas e quais os benefícios delas para a sua saúde!


O que é Pilates?  

O pilates é um método de exercício físico desenvolvido para estimular o ganho de força muscular e equilíbrio, correção postural, promover a flexibilidade e ajudar na reabilitação, em caso de pessoas lesionadas. Este método busca usar os músculos de maneira mais eficiente e consciente, utilizando ou não equipamentos durante as sessões.

Dentro do Pilates há 6 fundamentos que fazem parte da técnica de Contrologia, dividida em:

Respiração: durante os exercícios a respiração deve ser sempre profunda, pois acredita-se que por meio da respiração você alcança o controle.

Centralização: este se refere ao core (núcleo) do nosso corpo, ou seja, a região central do corpo e seus músculos, pois são eles que sustentam a coluna e os órgãos internos, além de ser um grande fator em nosso equilíbrio, e o Pilates busca fortalecer estes músculos.

Concentração: no Pilates é importante se concentrar para executar os movimentos com total atenção, seguindo as instruções com cautela.

Precisão: os movimentos devem ser precisos para que não haja nenhuma lesão ou ações desnecessárias.

Controle: o controle é um dos mais importantes princípios dentro do Pilates, pois com ele você consegue realizar os exercícios de maneira adequada.

Fluidez: os movimentos devem ser fluidos e conectados, ou seja, a transição entre eles deve ser fluida e gradativa.

Agora que você sabe o que é o Pilates e seus fundamentos, o próximo passo é conhecer os tipos de Pilates existentes.


Tipos de Pilates


Pilates solo

Esta modalidade, como o nome sugere, é feita no chão, usando apenas alguns equipamentos como bolas suíças, ou usando apenas o peso do corpo e é o mais fácil de praticar, afinal pode ser feito em qualquer lugar.


Pilates em aparelhos

Neste tipo de Pilates temos o uso de alguns aparelhos como cadeiras com molas e elásticos, entre outros e nesta modalidade os aparelhos acabam ajudando o aluno a realizar o movimento correto, além de oferecer uma aula mais focada, pois são individuais.


Os benefícios do Pilates para o corpo

Já falamos o que é o Pilates e quais as suas modalidades. Hora de falar sobre os benefícios desta atividade física. Como dito antes, o Pilates ajuda a fortalecer os músculos, corrigir a postura e na reabilitação de pessoas lesionadas mas, além disso, ele oferece:

• Aumento da força muscular;

• Promove a flexibilidade;

• Melhora o condicionamento físico;

• Melhora a circulação do sangue;

• Aperfeiçoa a coordenação motora;

• Reduz o estresse e a fadiga;

• Ajuda a regular a respiração;

• Aumenta a concentração.

O Pilates pode ser feito por qualquer um: jovens, idosos, esportistas etc., afinal, o Pilates não possui impacto e mesmo com poucas repetições o resultado é visível e impressionante, tanto no organismo como na qualidade de vida. Mas agora, vamos para o nosso segundo assunto: o Yoga!


O que é Yoga?

O Yoga é derivado da palavra em sânscrito “yuj” = unir ou integrar, ou seja, harmonizar corpo e mente para atingir uma maior conexão com o nosso ser. Isso através da respiração (pranayamas), posturas (ásanas) e meditação. Esta modalidade promove harmonia entre nossos pensamentos, palavras e ações, focando sempre no bem-estar, empatia e alegria.

Existem vários tipos de Yoga:

Raja Yoga: uso de meditação para maior controle mental.

Bhakti Yoga: associado ao amor e devoção, realizado através de rituais, canto e oração.

Karma Yoga: como o nome sugere, é voltado para as atitudes e os valores humanos.

Jnana Yoga: relacionado ao intelecto e ao estudo das escrituras.

Hatha Yoga: este é o mais conhecido no ocidente e é associado à prática de posturas e exercícios de respiração.

Entretanto há muitos outros tipos de Yoga que não listamos aqui.


Quais os benefícios da prática do Yoga

Os benefícios são físicos e mentais, pois não é apenas uma atividade física e sim um estilo de vida. Confira alguns dos benefícios do Yoga para a sua vida:

• Diminuição do estresse e ansiedade;

• Promove o condicionamento físico por meio do aumento da resistência muscular;

• Auxilia no emagrecimento, pois controla a ansiedade e fortalece os músculos;

• Alivia as dores corporais por meio das posturas e alongamentos realizados durante as aulas;

• Ajuda a regular e melhorar a qualidade do sono;

• Controla a pressão e os batimentos cardíacos;

• Melhora a circulação sanguínea;

Além disso, é ótimo para idosos, pois ajuda a fortalecer os músculos, melhora a circulação sanguínea e a flexibilidade, o que proporciona uma qualidade de vida muito melhor e saudável. Quem se beneficia também da prática de Yoga são as gestantes, tanto pelos benefícios listados acima, como pelo relaxamento que esta prática promove.

Enfim, se você está procurando atividades para te ajudar a relaxar, se reabilitar ou não é muito fã de academias, musculação, crossfit e agitação, o Pilates e o Yoga podem ser as modalidades ideais para você!


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