Hipertrofia muscular: o que você precisa saber para entrar nesse processo - Treino Shark Pro

Hipertrofia muscular: o que você precisa saber para entrar nesse processo

Hipertrofia muscular: o que você precisa saber para entrar nesse processo

Entenda o que é preciso para o ganho de massa muscular

Grande parte das pessoas que começam academia, têm como objetivo o ganho de massa. No entanto, nem todo mundo sabe o que é hipertrofia muscular e a importância de fazê-la da maneira correta.

Por isso, é fundamental entender do que se trata, de fato, a hipertrofia muscular, de modo a entrar nesse processo de forma saudável e segura.

Então, pensando nisso, produzimos essa matéria, que aborda tópicos fundamentais para o seu ganho de massa muscular.

Boa leitura!

A hipertrofia muscular

Nem todo mundo sabe, mas quando fazemos musculação, o intuito é causar pequenas lesões nos músculos que trabalham em cada tipo de exercício.

Justamente por isso, é comum escutarmos que “se não doer, algo está errado”. Vale reforçar que não é uma dor insuportável e que ninguém deve ir pra academia se esforçar além da conta. Inclusive, se você sentir muita dor ao longo do treino, ou até mesmo depois, existe a chance de você estar executando algum exercício errado ou pegando mais peso do que seu corpo aguenta.

A “dor da hipertrofia”, no geral, surge 48 horas depois dos treinos.



O descanso

A pressa é inimiga da hipertrofia muscular, e muitas pessoas que treinam pesado, por horas, todos os dias, acabam reclamando da demora para ver os resultados. E existe uma explicação para isso.

Os músculos precisam descansar o suficiente para voltarem a se machucar nos treinos seguintes. Caso contrário, não haverá tempo para eles se reconstruírem e crescer.

Além disso, caso a musculatura danificada não descanse o suficiente para se reconstruir, um processo chamado catabolismo muscular pode ocorrer. Ele é o oposto da hipertrofia.

Sendo assim, no catabolismo o corpo utiliza a própria massa muscular já existente para ajudar na recuperação dos músculos danificados nos treinos. Ela é capaz de acabar com todos os resultados esperados, por isso, é fundamental descansar o grupo muscular trabalhado entre 24 e 48 horas antes de repetir seu treino.

Por isso, os treinos de cada grupo são intercalados ao longo dos dias, por exemplo.

As proteínas na hipertrofia muscular

As proteínas são, certamente, um dos principais elementos da dieta de quem deseja ganhar massa muscular. Isso porque, elas são grandes aliadas na construção e no fortalecimento dos músculos.

Desse modo, a ingestão adequada de proteínas e outras calorias te ajuda a colocar no corpo o que é necessário para o ganho de massa, além de acelerar a capacidade de recuperação dos músculos.

Isso explica porque muitas pessoas buscam os suplementos de proteína, que aceleram o processo de hipertrofia.

Tempo x Resultados

É impossível fazer os músculos crescerem de um dia para o outro.

Cada corpo tem um tipo de funcionamento, o que impacta no tempo para alcançar os resultados. Por isso, meses de treinos são requeridos.

Mas, o grande ponto é manter o foco, a disciplina e o desejo de alcançar os objetivos!

Todas as mudanças no corpo ocorrem a nível celular, invisível. Então, a soma dessas pequenas mudanças é o que te levará aos resultados que você espera.

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