HIIT: Treino de alta intensidade - Treino Shark Pro

HIIT: Treino de alta intensidade

HIIT: Treino de alta intensidade

O HIIT é uma modalidade nova de treino de alta intensidade e baixa duração, que envolve repetidas séries e intervalos para descanso variados, que impulsionam o metabolismo e maximizam a ingestão de oxigênio.

Nesta modalidade a carga de exercício é alta exatamente para fazer com que o praticante faça o máximo de esforço possível, podendo chegar ao seu limite ou ultrapassá-lo facilmente e o tempo de recuperação ou “descanso” pode ser ativo, de baixa intensidade ou parado.

Mas porque isto é tão importante para o aumento do metabolismo?

Simples, durante o treino de alta intensidade, o corpo experimenta um déficit de oxigênio que precisa ser restaurado antes do início da próxima série. É este excesso de oxigênio pós-exercício ou EPOC, que aumenta o metabolismo e resulta em 6%-15% mais calorias queimadas em comparação com um treino aeróbio comum. Outro ponto a se considerar é que durante o HIIT, o corpo consegue queimar calorias e manter a construção da massa muscular que significa que você tem o melhor dos dois mundos, a perda de calorias e a massa muscular. Este impulso no metabolismo tem muitos efeitos positivos em sua saúde que vão além da queima de calorias, como:

• melhora da saúde cardiovascular

• diminuição da pressão sanguínea

• estímulo da sensibilidade à insulina que auxilia os músculos a usar prontamente a glicose na obtenção de combustível para produzir energia

• melhora dos perfis de colesterol

É comprovado que uma sessão de HIIT de 27ou 30 minutos, três vezes por semana gera os mesmos benefícios anaeróbicos e aeróbicos que 60 minutos de treino cardio cinco vezes uma semana.

Como é um treino HIIT?

Não existe um treino HIIT “padrão” visto que o seu foco é esforço, variação no descanso e intensidade. Este treino intervalado de alta intensidade pode incluir muitos tipos de atividades esportivas ou exercício, mas os dois métodos mais populares são o Tabata e o Little.

Método Tabata: O Tabata é a forma mais conhecida de treino HIIT, com duração de apenas 4 minutos para completar sendo o mais rápido dos exemplos. O método de funcionamento dele é simples: 8 séries de 20 segundos de máxima intensidade, seguido de um período de recuperação de 10 segundos. 20 segundos podem não parecer muita coisa, mas se você estiver no máximo do seu esforço, você vai ter a sensação de estes são os 20 segundos mais longos da sua vida!

Método Little: Este, segue a estrutura de 12 séries de 60 segundos em alta intensidade com 75 segundos de recuperação de baixa intensidade. Totalizando 27 minutos de treino.

Cuidados ao se treinar HIIT

Mesmo que o HIIT seja uma modalidade de exercício muito recomendada e até bem segura é importante que o praticante tenha consciência corporal, para saber até onde ele pode forçar sem se deixar levar pelo ritmo de colegas mais experientes ou o ritmo do professor, as consequências disso pode ser uma baixa na pressão arterial levando até o praticante iniciante a desmaiar durante o treino.

Outro fator importante é saber fazer os exercícios propostos na sessão, não adianta nada fazer o treino de altíssima intensidade se os movimentos são realizados de maneira incorreta, isso pode gerar lesões graves às articulações, tendões ou musculatura.

Entretanto o principal erro de qualquer iniciante é achar que o HIIT é uma solução milagrosa e não trabalhar o condicionamento físico mínimo para realizar o HIIT. Antes de engrenar nesta atividade extremamente intensa trabalhe seu condicionamento físico, seja por meio da musculação ou outras atividades físicas como pilates que aumenta a resistência e fortalecimento do corpo.

Concluindo o HIIT é o treino ideal para você superar limites e mostrar para si mesmo que é capaz de ir mais longe todos os dias, principalmente se você é uma pessoa de rotina ocupada este treino vem para te salvar, mas tome os devidos cuidados, não faça os exercícios sem os devidos cuidados para não gerar lesões. Se você tem força de vontade e garra para enfrentar qualquer desafio pratique o HIIT, ele será o desafio ideal para você!


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