Como escolher a atividade ideal para seu objetivo - Treino Shark Pro

Como escolher a atividade ideal para seu objetivo

Como escolher a atividade ideal para seu objetivo

Como escolher a atividade ideal para seu objetivo

Quando falamos de exercício físico temos em mente academia, mas nem sempre este é o caso! Principalmente porque devemos alinhar os nossos objetivos com a atividade física que vamos praticar. Como assim? Simples, e neste blog explicaremos como descobrir a melhor atividade física de acordo com a sua meta. Então vamos lá!
Antes de mais nada, é necessário estabelecer um objetivo e isso vale também para aqueles que cumpriram a primeira meta, como perda de peso e querem partir para sua segunda etapa. Sendo assim, avalie o que você deseja: tonificar, aumentar sua elasticidade, hipertrofia, perder peso etc. As opções são inúmeras. “Ah, mas eu não posso ter 2 objetivos ao mesmo tempo?” Sim, você pode! Como você verá aqui, algumas atividades físicas poderão ser válidas para mais de um objetivo. 

Vamos começar! 


Objetivo: Tonificação

Recomendação: Musculação, Treino funcional ou HIIT
Para você tonificar os seus músculos é necessário estimular o aparelho muscular de maneira sistemática, fazendo-o superar seus limites, mas de maneira SAUDÁVEL, por isso, deve-se iniciar este processo com repetições leves e gradativamente você vai acrescentar mais peso às séries. Isso fará seus músculos se contraírem, garantindo o aumento gradual da massa muscular.
Este objetivo pode ser alcançado com o uso de equipamentos, como é feita na musculação ou com o uso de pesos, alteres e o peso do próprio corpo, como no Treino Funcional e no HIIT.  


Objetivo: Aumento da elasticidade

Recomendação: Alongamento, Pilates, Dança ou Yoga
Muitos desejam ter mais elasticidade para poder realizar movimentos mais amplos e até ajudar nas tarefas do dia-a-dia. A flexibilidade também ajuda na boa postura, previne lesões, alivia dores e câimbras, além disso, ela também ajuda a regular a respiração, melhorar a circulação sanguínea e até dar um up na qualidade de vida.
Para trabalhar a sua elasticidade, as aulas de alongamento, pilates e yoga ajudam muito, principalmente porque trabalham a flexibilidade conjuntamente com a força e respiração, aumentando o grau de “dificuldade” gradativamente, para não haver lesões. O Pilates e a Yoga trabalham também a resistência do corpo, então, também são ótimos para o fortalecimento. Já a dança é uma maneira descontraída de trabalhar a elasticidade, principalmente na hora de realizar alguns passos que exigem mais flexibilidade. E mesmo que você não consiga de pronto, não desanime, lembre-se que é um processo gradativo!  


Objetivo: Hipertrofia

Recomendações: Musculação
Neste objetivo a musculação é o mais indicado, pois para esta meta é necessário a prática de exercício físico intenso, com um plano de treino específico e acompanhamento de um profissional qualificado.
Durante o exercício, o músculo sofre estresse, que são lesões nas fibras musculares causadas pela sobrecarga e, com isso, o corpo começa o processo de reparação das fibras musculares perdidas ou danificadas, resultando no aumento do tamanho do músculo e este processo resulta na hipertrofia. Por isso, a Musculação ainda é o mais indicado para realização deste objetivo. 


Objetivo: Perda de peso

Recomendações: Corrida, HIIT, Crossfit, Bike e Musculação
Para perder peso é necessário fortalecer os músculos e aumentar os batimentos cardíacos para ajudar na queima de gordura, por isso, muitos com este objetivo recorrem à corrida, Bike, HIIT e ao Crossfit, pois são atividades que elevam o batimento cardíaco até 65% e 75% da sua frequência máxima, forçando a queima de calorias para fornecimento de energia. A musculação também é um grande aliado, pois o aumento da massa muscular ajuda na queima de gorduras e torna este processo mais eficiente. A chave é não fazer a musculação como quem deseja hipertrofia, porque você irá “inchar”, então, se o seu objetivo é perda de peso e perda de medidas, faça musculação com peso leve a regular com mais repetições. Isso irá fortalecer os músculos e manterá os batimentos cardíacos elevados.

Por fim, lembre-se nenhum destes objetivos é instantâneo, eles precisam ser trabalhados aliando alimentação e disciplina para atingir os resultados necessários. Outro ponto importante é ter a supervisão de um profissional no caso de exercícios mais intensos para evitar lesões. Com estas dicas em mãos coloque sua roupa de ginástica e vamos atingir nossas metas!




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