8 MITOS E VERDADES SOBRE SUPLEMENTOS - Treino Shark Pro

8 MITOS E VERDADES SOBRE SUPLEMENTOS

8 MITOS E VERDADES SOBRE SUPLEMENTOS

Descubra alguns mitos e verdades sobre a suplementação esportiva!

Muito provavelmente você já ouviu ou pode até já ter falado coisas como “Suplemento é placebo”, “queimadores de gordura não funcionam!” ou “Suplemento te deixa musculoso sem muito esforço!”. Pois é, estas são dúvidas e pensamentos comuns de muitos, por isso separamos 8 mitos e verdades sobre a suplementação esportiva para você ficar bem informado, então, se você quer finalmente desvendar estes mistérios continue conosco neste artigo que vamos te explicar tudinho!


Antes de tudo, o que suplemento esportivo?

Os suplementos esportivos são similares aos alimentarem no quesito nutrientes fornecidos ao organismo. Também podem servir para aumentar o consumo energético e vitamínico-mineral do usuário. Além disso, eles são produzidos para serem consumidos de maneira prática, pois muitos são ingeridos antes, durante ou depois de atividades físicas.

O principal diferencial do suplemento esportivo alimentar, é que estes suplementos têm o objetivo de aumentar a resistência, força e desempenho de quem o consome, além de ajudar na recuperação muscular, energia e promover a sensação de saciedade. Explicado o que é o Suplemento Esportivo vamos aos mitos e verdades!


Mitos e verdades sobre suplemento esportivo

Muitas vezes estes mitos surgem de boatos criados a partir de algumas pressuposições sobre o funcionamento do suplemento ou até da falta de informação sobre como o suplemento age no organismo, por isso viemos aqui sanar algumas dúvidas e esclarecer algumas destas afirmações.


1- Whey Protein engorda?

O Whey Protein é a proteína do leite e pode ser encontrada, como: isolada, 100% e hidrolisada. O objetivo deste suplemento é oferecer mais saciedade, acelerar a recuperação muscular, fortalecer o sistema imunológico e prevenir a perda óssea e muscular. Inserido em uma dieta balanceada ele será um grande aliado do seu organismo e dos seus treinos, caso contrário, se a pessoa fizer o uso indiscriminado do Whey Protein, ou inseri-lo em uma dieta pobre ele irá sim, causar um efeito rebote que resultará no ganho de peso.


2- Os suplementos aumentam os resultados dos treinos?

Esta dúvida vem da promessa dos suplementos de aumento de resistência, força e desempenho. Estas, por sua vez, levam muitos a achar que os suplementos esportivos irão aumentar os resultados e não é bem assim. O que irá determinar os resultados do seu treino é a frequência e a intensidade da atividade física, além do cuidado tomado com a alimentação. Os suplementos entram como um auxílio que oferece vitaminas, minerais e aminoácidos fundamentais para o seu corpo. Então não, o suplemento não aumenta os resultados do seu treino, mas ele te ajuda a alcançá-los se você o aliar a uma rotina de treinos e alimentação saudável.


3- Suplemento não funciona, é tudo placebo.

Mito. Há vários estudos científicos que comprovam que os suplementos esportivos são eficazes e ajudam a suprir alguma deficiência que o usuário pode estar tendo, como falta de energia ou a falta de alguns aminoácidos que o próprio corpo produz, em menor escala, e consome durante o treino.


4- Suplementos possuem vitaminas e outras substâncias que nosso corpo já produz?

Sim, por isso são chamados de suplementos, pois eles estão ali para complementar a sua alimentação, afinal nós consumimos algumas vitaminas, minerais e aminoácidos por meio da alimentação ou o nosso organismo produz alguns destes, mas infelizmente a quantidade é pequena e, normalmente, este “estoque” é queimado durante os treinos intensos.



5- Suplementos te deixam musculoso até mesmo se você não treinar, ou fizer um treino mínimo.

Isso é basicamente impossível, afinal para ficar musculoso você precisa desenvolver a massa muscular, coisa que só o exercício físico faz. O suplemento esta alí, apenas para te ajudar neste processo.


6- Suplementos tem efeito colateral

Se tomados indevidamente ou indiscriminadamente sim. Como dito antes, se consumido destas maneiras, o Whey Protein pode gerar aumento de peso, além de sobrecarga das funções renais e problemas estomacais. Suplementos com cafeína, como os termogênicos e energéticos, se consumidos em grande quantidade podem gerar tremores e até problemas cardíacos. Por isso, o mais indicado é sempre consultar um profissional antes de fazer uso dos suplementos, assim você saberá a dosagem adequada para seu objetivo e organismo.


7- Suplementos ajudam as mulheres a ficar com mais curvas e um corpo mais bonito

Não, o suplemento é um complemento da alimentação ou reposição de substâncias do nosso organismo, ele não altera o formato do corpo. Para isto é necessário a orientação de um profissional, que montará um treino específico para atingir determinadas mudanças estéticas.


8- Termogênicos ou queimadores de gordura não funcionam

Mito, eles funcionam, mas para obter o resultado que eles promovem é necessário ter uma dieta balanceada e fazer exercícios físicos. Afinal, a função destes suplementos é ajudar na saciedade, aumentar a energia e estimular o metabolismo do usuário.

Por fim, os suplementos são importantes fontes de vitaminas, minerais e substâncias fundamentais para o nosso organismo, mas eles só funcionam quando combinados com uma alimentação saudável equilibrada e uma rotina de treinos. Caso contrário, eles podem gerar o famigerado “efeitos rebote”, podendo perder a eficácia ou gerar problemas à saúde. Por isso, é muito importante consultar um nutricionista para saber como e quais suplementos tomar, pois cada organismo e objetivo tem seus requisitos específicos.

Esperamos que você tenha gostado deste blog da Shark Pró e confira outros conteúdos sobre suplemento, receitas e lifestyle em nosso site! 

x
Nenhum produto no carrinho.